Tratamento Químico de Água de Caldeiras

Conheça sobre o processo de tratamento químico de água de caldeiras

As caldeiras são muito utilizadas em vários tipos de processos industriais, sendo muito importantes para o andamento correto da produção. Investir em manutenção preventiva como o tratamento químico de água de caldeiras vai permitir que problemas sejam detectados ainda na sua fase inicial, evitando consequências mais graves.

Veja abaixo a importância e objetivos do tratamento químico das águas de caldeiras.

Tratamento químico de água de caldeirasOs sistemas geradores de calor dentro de uma indústria, como são as caldeiras, costumam ter importância fundamental na linha de produção, porém estão expostos a diversos fatores que podem prejudicar a funcionalidade correta do equipamento, como incrustações, corrosão e o arraste.

Para evitar esses problemas, a manutenção frequente, incluindo o tratamento químico de água de caldeiras é a solução. Além disso, com o tempo e sem a manutenção correta, a caldeira pode perder seu poder de fornecer o calor necessário, e acabar apresentando quebra total, parando a linha de produção e atrasando prazos de entrega.

Principais consequências de não tratar as águas de caldeiras:

Com o passar do tempo e a utilização diária do equipamento, é natural que a caldeira apresente sinais de corrosão, que podem prejudicar a produção e até a funcionalidade da máquina. Com o correto tratamento químico nas águas utilizadas pela caldeira, usando diversos produtos anticorrosivos, a empresa especializada consegue cuidar e evitar que esse problema ocorra.

Outro problema comum encontrado nesse tipo de equipamento é o arraste de água para a linha de vapor, causando consequências graves, como a formação de depósitos em superaquecedores, turbinas, válvulas e acessórios da seção pós-caldeira, queda acentuada no rendimento de equipamentos que utilizam vapor para aquecimento, formação de golpes de aríete nas linhas, entre outros.

O arraste também pode ser evitado fazendo o tratamento correto das águas da caldeira, e assim combatendo o surgimento de partículas sólidas que podem ser dissolvidas e ficar suspensas na água, assim como a contaminação por agentes biológicos e dosagem excessiva de soda cáustica.

Além disso, outro problema comum que pode surgir na caldeira são as incrustações. Com o tempo, os níveis de materiais incrustados podem prejudicar a emissão de calor pelo equipamento, e às vezes até chegar a um nível irrecuperável.

Cuidando para que a água da caldeira tenha qualidade e apresente as substâncias corretas e indicadas, por meio de controle com produtos químicos, esses problemas poderão ser previstos e cuidados antes mesmos de chegarem a níveis preocupantes.

Invista em uma empresa especializada tratamento químico de água de caldeiras

Para tratar as incrustações, por exemplo, a empresa especialista em tratamento de águas industriais costuma utilizar biocidas, capazes de eliminar os microrganismos presentes no circuito. Muitos acham que ações como corrosão e incrustações são naturais do tempo, e não podem ser evitados, mas isso não é verdade.

Com a manutenção regular, e controlando a qualidade da água utilizada nas caldeiras por meio de tratamento químico, esses problemas podem sim ser evitados. Mas não se esqueça, para garantir o correto tratamento das águas industriais, a fim de ter certeza e tranquilidade que está realmente dificultando o aparecimento desses agentes que prejudicam o funcionamento da caldeira, você deve contratar uma empresa especialista e que conte com profissionais capacitados.

Para saber mais sobre tratamento químico de água de caldeiras da empresa EUROLAB Análises ligue para 11 2266-6570 ou clique aqui e solicite seu orçamento.